Livro Circolando Memórias – 10 anos de história


Trecho do Livro de memórias do Circolando

Um futuro com esperança. Se eu tivesse que descrever em apenas uma frase o trabalho que o Circolando desenvolve, é assim que diria. A educação construída desde a base com a valorização da arte e cultura é essencial para a formação de cidadãos críticos, conhecedores da sua história e dispostos a transformar o mundo para melhor. Assim como o professor Mayron, tenho muito orgulho em acreditar nas novas gerações e trabalhar para que sejam oferecidas oportunidades para o desenvolvimento desse senso crítico.

A grandeza do projeto Circolando durante estes dez anos de atuação me faz refletir sobre o legado que construímos na nossa sociedade. Que mundo queremos deixar para as próximas gerações? Como a arte e a cultura podem influenciar nesse sentido? A resposta é simples na teoria, e extremamente complexa na prática. É a educação que transforma.

E o Circolando traz a educação para além da sala de aula, com a leveza da arte, o cuidado da docência e o amor que transborda através de cada apresentação do professor Mayron. Que orgulho poder contar com tudo isso na nossa caminhada, com o poder da arte como ferramenta para transformar nossa educação.

Como professora de história, enxergo essa iniciativa com muita admiração. Em um mundo rodeado pelo uso desenfreado da tecnologia, o "brincar" acaba perdendo seu sentido e importância para o desenvolvimento das nossas crianças, mas graças ao Circolando, todo esse sentido é renovado. O personagem Malinha não é apenas um palhaço, ele é, na verdade, um professor!

Professor das nossas crianças, dos adultos e de toda uma sociedade que precisa da arte e da cultura, como um todo, para refletir sobre o sentido da vida. Há quem diga que "a arte liberta a alma", e eu acredito que o Circolando ainda vai além, libertando tudo o que há de melhor em nós rumo ao nosso desenvolvimento. Privilegiados são os que conhecem a palavra (ou músicas e poemas) deste projeto riquíssimo.

Nós temos muito o que aprender com a arte e tudo que a envolve. E ter essa oportunidade de aprendizado é algo único. E vejam que aqui eu estou falando da influência do Circolando apenas na educação, sem contar com a imensa transformação social do projeto.

É uma forma inovadora de levar diversão e cultura onde, por vezes, é difícil chegar. É captar a atenção de um público difícil de conquistar, mas que é preciso dar a devida atenção. E repito: é leve, transformador e aquece nossos corações.

Que honra acompanhar o desenvolvimento deste projeto, que orgulho poder reconhecer o professor Mayron como alguém que compartilha comigo a vontade de transformar a educação da nossa Uberaba. E eu fico muito feliz em saber que não é só em Uberaba, o Circolando vem conquistando Minas Gerais, o Brasil e todo o mundo!

É o que eu sempre digo, sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, e que é bom demais ver que não há limites para o poder transformador da arte. Que esta seja a primeira de muitas décadas em que o Circolando continue semeando arte por todos os cantos. Vida longa ao Circolando!

 Natália Escobar